Cada vez mais os corredores estão aderindo à prática de Pilates, mas por quê?
by Revista Pilates
Por Rafaela Porto
Certificated Instructor STOTT PILATES
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit
Durante os treinamentos os praticantes equilibram essa prática não só com dieta mas também em sessões dePilates. A técnica de Joseph Pilates se expandiu a partir da década de 20 e chegou ao Brasil nos anos 90, engana-se quem acredita que os exercícios são leves, o Pilates além de aliviar dores, tensões e evitar lesões, trabalha também equilíbrio, força e resistência.
O Pilates é um método que respeita o grau de condicionamento físico de qualquer aluno e, por isso, é possível realizar variações nos exercícios que podem adequar-se para o iniciante, intermediário e avançado, também não tem contra-indicações. No entanto, durante a execução do exercício, consideramos as limitações do praticante.
Os exercícios em uma aula de Pilates visam a qualidade do movimento e, diferentemente da musculação, o número de repetições e o seu resultado não estão relacionados. O fortalecimento da musculatura, juntamente com o controle respiratório profundo realizado no Pilates, também permite uma melhora na postura, o que evita desequilíbrios musculares.
Com o objetivo da melhora do rendimento, técnica na postura do atleta e em prevenção de dores e lesões o acaba se tornando um dos principais diferenciais do treino.
A modalidade é considerada uma importante atividade complementar entre os corredores pelo fato de trabalhar a região do core (conjunto de músculos abdominais e dorsais que controlam o centro de gravidade do corpo), o Pilates protege a coluna com a ação desses músculos consequentemente influencia o posicionamento e movimentação dos membros inferiores e superiores em relação à pelve e caixa torácica.
Na Corrida vamos fortalecer principalmente as articulações que mais sofrem com o impacto que ocorre durante a queda das passadas (tornozelo, joelho e quadril), e com certeza o tronco por conta dos movimentos dos braços que vão influenciar também no desempenho e na postura do atleta.
Pelo fato do Pilates trabalhar o aluno em diferentes bases, é possível desafiá-lo a cada aula e, dessa forma, o controle muscular aumenta progressivamente. Além disso, o método ensina que todos os músculos do corpo devem ser trabalhados em equilíbrio para não sobrecarregar nenhuma área.
Para ter todos os benefícios da modalidade e aprimorar a corrida, é aconselhável praticar Pilates de duas a três vezes por semana.
BOAS AULAS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe suas dúvidas, comentários, sugestões de matérias, perguntas.